segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Criatividade VIII - Conclusão

Como visto anteriormente, em Criatividade III, parece tudo muito fácil: “aliamos nosso conhecimento, a quebra de padrões, a criança dentro de nós, e então criamos”.

Porém, as vezes nos deparamos com um problema que, por mais conhecimento ou informações que temos sobre o assunto, não conseguimos encontrar uma solução criativa. Quando isso acontece, é hora de acalmar os neurônios. A melhor coisa a fazer é esquecer o assunto. Esquecer tudo o que você sabe sobre ele, ignorá-lo, deixando para descascar o pepino mais tarde. O aconselhável é descansar e/ou se divertir. Após esse momento de relaxamento da mente, volta-se o foco novamente ao problema e tudo parecerá mais claro, as soluções fluirão mais facilmente.

Assim como, as vezes, encontramos dificuldades para criar, as idéias podem aparece do nada. Por exemplo, quando estamos soltando a voz no chuveiro, de repente surge aquela idéia genial. O que segundo Matos (1990), podemos chamar isso de “insight – algo que não identificamos bem, mas que é uma força que existe, um talento que se manifesta.” [Mauro Matos para uma entrevista para PUBLICIDADE AO VIVO, em 4 de maio de 1990].

Abaetê de Azevedo [CEO da Rapp Collis Brasil – agência de soluções de marketing de São Paulo] já passou por essa experiência. Segundo a revista Você S/A, edição 121 – julho 2008, as melhores idéias de Abaetê surgem quando ele está fazendo exercícios pela manhã ou lendo a noite. E que são nesses momentos de distração que ele encontra alternativas para melhorar sue trabalho.

Já aconteceu de sem mais nem menos surgir uma idéia surpreendente?? Em que tipo de atividade e/ou situação surgem suas idéias?? [Deixe um comentário ao final dessa postagem e relate essas sua experiência.]

Temos que lembrar que criar não é apenas inovar, buscar algo inédito, mas também, renovar, mudar algo já criado, muitas idéias criativas podem surgir de idéias reformuladas, adaptadas à determinada situação.

Agora que sabemos que criatividade faz parte de nós, vamos colocá-la em prática.

Nenhum comentário: