terça-feira, 8 de julho de 2008

Criatividade

A criatividade está dentro de cada um de nós, e por ser inerente ao ser humano, não a aprendemos, o que aprendemos são formas de desenvolvê-la.

É possível desenvolver a criatividade utilizando-a em nosso cotidiano. Assim passamos a exercê-la naturalmente, aplicando-a, conseqüentemente, em nossa esfera profissional.

Um dos primeiros passos para isso é excluirmos nossos bloqueios, paradigmas, rotinas, medos.. Transpor limites e padrões.. Encarar desafios..

Quando éramos crianças, não possuímos conceitos e nem pré-conceitos, porém, no decorrer de nosso crescimento, a educação que recebemos - tanto em casa, como na escola e na sociedade em geral - acaba bloqueando nossa criatividade. Por exemplo, em casa , quando queríamos expor nossas idéias, muitas vezes éramos acometidos com um “não se meta em conversa de adulto”, ou “não fale bobagem”, e muitos outros tipos de negações, que acabavam por inibir a capacidade de expressar nossa criatividade. É uma questão de que a sociedade na ânsia de entender padroniza o comportamento das pessoas, limitando sua potencialidade criativa.

A melhor maneira de reverte tudo isso é libertar a criança que há dentro de nós. Quando nos reportamos a nossa criança interior e brincamos no nosso playground mental as idéias surgem como num passe de mágica. Isso ocorre,pois abaixamos as defesas, rompemos os bloqueios, não nos preocupando com regras, exigências ou em saber de está certo ou errado. Uma criança não tem bloqueios, não tem medo de tentar, nem de errar, e ai está a uma das maneiras de desenvolver a criatividade: tentar, errar, errar varias vezes até descobrir.

Agora pare!! Relembre um fato de quando você era criança (ou até mesmo hoje) em que você descobriu alguma coisa nova. Qual foi sua sensação naquele momento??

Deixe sua resposta nos comentários e aguarde nova postagem.

4 comentários:

Anônimo disse...

Sempre gostei da área da comunicação, meu sonho era ser jornalista, porém resolvi cursar Publicidade e Propaganda. Na 3ª fase comecei a trabalhar numa agência e comecei a descobrir o mundo da Publicidade.... esta experiência está sendo muito proveitosa. A sensação que tenho é de realização tanto pessoal como profissional, crei ainda mais gosto pela minha profissão e consigo aliar todos os dias a teoria á prática, ampliando cada vez mais os meus conhecimentos. Recomendo a todos que enquanto estiverem na graduação busquem trabalho na sua área porque isso faz a diferença nos dias atuais.

Anônimo disse...

No meu caso não foi bem uma descoberta, mas sim uma realização. REALIZAÇÃO, foi essa a sensação que eu tive quando eu e minha equipe de faculdade recebemos nota 10 da banca pelo nosso trabalho de TCC - Trabalho de Conclusão de Curso. Essa sensação de ralização, veio acompanhada da sensação de reconhecimento, de dever cumprido e de segurança de seguir em frente.

Anônimo disse...

A melhor coisa da publicidade e propaganda é a liberdade que temos de criar, de esquecer os valores que nos foram impostos desde que nascemos, e voltar a ser criança [com a cabeça limpa e a capacidade de inventar sem medo de ser repreendido]. E é quando conseguimos fugir destes valores e criar ou descobrir algo novo que a sensação não é outra a não ser a
REALIZAÇÃO. E como trabalho nesta área, este sentimento é muito forte, todos os dias, quando conseguimos realizar as nossas tarefas e mais que isso, trazer bons resultados para os clientes. O que mostra que sem preconceito e repreensão à criatividade a
capacidade de criarmos aumenta consideravelmente... como se tudo fosse simples, fácil e divertido como éramos crianças.

Caroline Parno disse...

Oi Paty!
Valeu pelas dicas no meu Blog... uma pena que não consegui clocar o video no meu blog.
Adorei o seu! ta bem criativo! até votei na imagem! hehehe

Bjoka
Até a noite!